14.2.09

sobre o dia dos namorados e como namorar no sec. XXI

A propósito do dia dos namorados, alguém já parou para pensar como se namora no séc. XXI?

Vejamos a evolução... Os nossos avós namoravam à janela, aos nossos pais muitas vezes não lhes era permitido namorar a 2 (sem que estivesse presente o irmão mais novo, o primo ou mesmo a empregada a vigiar, a quem se "subornava" para se poder estar uns momentos a sós e roubar um beijo) e nós... passámos horas e horas da nossa adolescência agarrados ao telefone com as nossas cara-metades!

Hoje, conhecem-se pessoas na internet, o telefone foi substituído pelo msn e as declarações de amor chegam-nos via sms. As cartas de amor são emails, a fonte de informação já não são os amigos que nos apresentaram à pessoa que nos despertou o interesse mas uma busca do seu perfil no hi5 ou no facebook. "Flirtar" pode ser uma intensa troca de sms e os piropos são agora deixados como comentários aos perfis nas redes sociais. Há mesmo quem tenha sexo virtual!

Um estudo desenvolvido pela Microsoft mostra que:

"mais de metade dos portugueses (65%) prefere namorar online através de programas de mensagens instantâneas do que presencialmente."

"‘Galantear’ nos serviços de mensagens instantâneas é um método menos intimidativo do que fazê-lo cara-a-cara, enquanto que 23% dos portugueses preferem criar respostas românticas online porque este método lhes proporciona tempo para serem criativos."

"41% dos portugueses já declarou o seu amor, pelo menos uma vez, através dos programas de mensagens instantâneas e 48% admitem que o utilizam para ‘flirtar’."

Que estranho mundo é este em que se evita o contacto presencial e físico, em que podemos ter uma vida paralela no cyber espaço do second life e na qual depositamos mais entusiasmo do que a que realmente vivemos?!
Ainda a propósito do dia dos namorados... ouvi uma entrevista na TSF. Dizia então a psicóloga convidada: "Cuidado! Estar apaixonado não é o mesmo que estar numa relação amorosa..."
Ora aqui está a mais pura verdade! É que eu acho que há muita gente que nunca se apercebeu disto e continua a enganar-se a si própria numa busca incessante do impossível... A paixão passa, mas o amor fica!
Eu, sou uma romântica... Não me considero propriamente uma púdica, uma tonta, mas um tanto conservadora em alguns aspectos. Não gosto de conhecer pessoas pela internet e não namoro só para ter alguém ao lado... mas sim para estar ao lado de alguém...

1 comentário:

Billy disse...

Gostei muito desta tua reflexão.