A saudade não tem graça nenhuma sem os devidos reencontros...
um blog escrito no feminino... a amiga, a mulher, a filha, a profissional ou simplesmente...TÉ!
30.1.09
29.1.09
curiosodades para alegrar dias cinzentos como este!
Azul - símbolo da paz, é uma cor neutra e pacífica. Foi adoptada pelas grandes instituições internacionais como a ONU, a UNESCO, o Conselho da Europa e a União Europeia. è uma cor que não choca e traz a adesão de todos. É a cor preferida de metade da população europeia.
Vermelho - Associado ao amor e à paixão no Ocidente, o vermelho significa boa sorte e a celebração no Oriente. Símbolo de vida, no Extremo Oriente, esta cor acompanha os acontecimentos felizes e é percebida como portadora de força. Nos casamentos tradicionais chineses, o vermelho é a cor usada nos trajes dos noivos e nas decorações. É também a cor preferida dos japoneses.
Amarelo - Historicamente, o amarelo tem-se afirmado como a cor menos apreciada no Ocidente. Porquê? Graças à concorrência com o dourado que lhe "usurpou" os significados positivos como a luz, a energia, a vida e a força. Privado desta positividade, o amarelo tornou-se uma cor mate e triste, passando a personificar o Outono e o declínio. Apesar de tudo, na àsia e na América do Sul, o amarelo foi sempre valorizado. Na China, foi durante muito tempo a cor reservada ao imperador, estando associada ao poder e à riqueza.
Verde - A verdadeira natureza do verde é a instabilidade, pelo que a sua simbólica se organizou em torno da representação de tudo o que muda e se transforma.
O verde sempre teve a particularidade de ser uma cor quimicamente instável.
O verde é a cor do azar, do jogo, do destino, da possibilidade e, claro, da esperança. Está nas mesas de jogo, nos relvados de futebol e nos pisos desportivos.
Outra simbologia incontornável do verde é a associação a tudo o que é natural, ecológico e biológico. O verde tornou-se a mais higiénica das cores contemporâneas, juntamente com o branco.
Preto - É uma cor globalmente associada ao mal. É a cor da morte, da sujidade, da raiva e violência, da tristeza, da solidão, da melancolia e do medo. No Ocidente, o preto é irremediavelmente associado ao luto e às cerimónias fúnubres. Mas existe um preto mais respeitável, o preto da moderação, da humildade, da austeridade e da religião.
Hoje em dia, esta cor é também um símbolo de elegância e de luxo.
Branco - Por todo o mundo está ligado à pureza, à inocência e à virgindade. Na Ásia, ao contrário do Ocidente, é cor do luto. Durante muito tempo, o branco foi também uma garantia de limpeza, havendo a crença de que os tecidos que tocavam o corpo (roupa interior, lençóis e toalhas) deviam ser brancos, por razões de higiene. Actualmente, aceitamos muito bem que o nosso corpo esteja em contacto com cores vivas!
22.1.09
escrevo...porque sim!
Por que será que a actividade da escrita é sempre muito mais produtiva, que a nossa veia está muito mais inspirada, poética, profunda, filosófica até!, quando o nosso estado de espírito está negativo, quando a nossa alma está ferida, quando predominam sentimentos como a tristeza, o desânimo, a dor, a desilusão... quando alguém nos destroçou o coração, quando se tem saudades de uma pessoa importante...
Será porque sentimos a necessidade de partilhar com o mundo as nossas angústias? Será uma forma de apelo? De chamada de atenção? De pedido de ajuda?
Perguntas retóricas... mera constatação!
Hoje, ainda que com este dia cinzento, escrevo a cores! Escrevo, sem ter nada que escrever! Ainda que não tenha nenhum facto ou sentimento especial para partilhar. Ainda que não tenha lágrimas, ainda que hoje não tenha dado nenhuma gargalhada eufórica, mas simplesmente porque estou bem!
E estar tranquilo não é tão bom???????
20.1.09
5.1.09
Ainda sobre as expectativas para 2009...
E quando se começa o ano aos saltos nada de mau pode agoirar!
O que será melhor que estar rodeada de "amigos de sempre", onde a alegria e a amizade se sente no ar...?? Comer bem e dançar muuuito?? Sorrisos, gargalhadas e palhaçadas como se voltássemos no tempo e tivéssemos ainda 13 anos?
Assim, 2009 só pode ser "o" ano! Longe ficou o frio, a crise e qualquer tipo de pensamento menos positivo. É altura de deixar medos de lado e fazer por isso!
E se há quem diga "há que dizê-lo primeiro para acrediar depois...", eu acrescento "há que acreditar primeiro para fazê-lo depois..."
2009 está aí e...
e nada parece mudar!...
...continuo a devorar gomas, chocolates e afins! Como se não bastasse acrescento ainda batatas fritas! (mas esta dependência acredito que seja coisa passageira).
...a celulite acumula-se e alastra-se (com epicentro no rabo!!!!!!)
...os músculos gritam por ginásio!
...e ainda não foi hoje que consegui chegar cedo ao atelier (juro que tentei!)
Prometi que ia:
...sair de casa
...mudar de emprego
...aprender a dançar tango
...acabar o mestrado
...e ser muito f-e-l-i-zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!
Subscrever:
Mensagens (Atom)